sexta-feira, 28 de dezembro de 2007

Adestramento e Crianças

Acabei de notar que não é tão fácil assim adestrar uma criança.

Fiquei 1 hora cuidando da minha prima e das filhas dos amigos dos meus pais. De 10, 7 e 4 anos, respectivamente. As duas menores são uns amores, conversando com elas com calma é fácil conseguir que elas façam o que vc quer. Já a de 10, minha prima, é muuuito geniosa e cabeça dura, ama enfrentar, respondendo de forma grosseira. Bom, tudo culpa dos meus tios, que agem da mesma forma e não tem muita paciência com ela. Imagino eu, que ela se espelhe nesses comportamentos.

As meninas estavam brincando na piscina e eu fiquei sentada na beirada. Bom, a minha prima e a de 7, começaram a brincar com uma bóia, fingindo se afogarem. Meus pais me deixaram explícito que eu não poderia deixá-las brincar daquele jeito, pq poderia acontecer um acidente. Ta certo, expliquei as meninas que não poderiam brincar com aquela bóia, pelo menos não daquela forma. Convenci a menor a fazer outra coisa, só pq a ignorei e comecei a brincar sozinha com uns potinhos de água. Minha prima, como sempre, começou a testar minha “autoridade’’ e cismou em brincar do único jeito que não podia, e a de 7 a acompanhou. Expliquei novamente a situação, dizendo que se elas brincassem assim, poderiam se afogar. Fiquei calma o tempo todo, e consegui convencer a de 7 a jogar um jogo comigo.

Já minha prima continuava a me responder grosseiramente. Quando ela fazia isso, eu a ignorava por completo, e funcionava. Ela fazia de tudo para chamar minha atenção, esperando que eu brigasse com ela, mas não o fiz, e dava para notar como ela ficava frustrada com isso.Passado um tempo, quando ela acalmava, eu a chamava para brincar, mas como ela é cabeça dura, recusou todas as vezes, ainda respondendo rispidamente e fazendo birra para chamar atenção. Teve uma hora que ela cansou e começou a chorar, dizendo para a de 7 que era minha culpa ela não estar brincando. Não respondi, preferi não dar corda, por mais que eu quisesse, realmente, explicar o real motivo dela estar excluída. Enfim... ela saiu da piscina e começou a me dar aquele gelo. Continuei brincando com as outras meninas até os pais chegassem.

Agora a minha priminha está me ignorando por completo, está toda bravinha. Eu não faço idéia se continuo ignorando ela e espero ela tentar uma aproximação, ou se tento conversar com ela sobre o que aconteceu na piscina.


É agora que eu falo: Adestrar cachorro é muito mais fácil.
Eles não respondem e o cérebro não é tão complicado como o nosso. Sabemos ser cabeça dura e dizer coisas maldosas. É difícil encontrar paciência para isso.

Até já sei o que farei nas férias. Vou ler livros de comportamento infantil e afins. Acho que é isso que eu estou precisando no momento.

Nenhum comentário: