domingo, 25 de novembro de 2007

Uma procrastinadora perfeccionista

É estranho falar de perfeição quando se é uma procrastinadora. Sim, eu sou perfeccionista e procrastinadora. Convenhamos que tal mistura jamais poderia ser favorável à alguém. Afinal, qualquer pessoa sabe que a prática e o tempo nos leva a perfeição. Então, como uma pessoa que deixa tudo pra última hora poderia ser perfeccionista?

É possível.

Existem dois tipos de perfeccionista. O primeiro tipo é aquele que estamos acostumados. É aquele que tem o quarto perfeito, tudo ajeitado em seu devido lugar. O outro tipo é aquele que quer tudo absolutamente perfeito, caso contrário não faz nada.

Eu sou diagnosticada com Perfeccionismo do tipo 2. Procuro adiar todas as minhas tarefas até que eu possa realiza-las com perfeição. Como isso raramente acontece, a maior parte do tempo sou desorganizada. ^o)

Minha mãe vive reclamando da minha bagunça. Já tentei melhorar isso inúmeras vezes, só meu quarto é que sabe. Milhares de vezes decidi que iria arrumá-lo, mas nunca consegui chegar ao final. Eu arrancava tudo, TUDO mesmo, dos armários e gavetas e jogava em cima da cama. Separava o que ia para o lixo e o que eu queria guardar. Organizava folhas e livros por ordem alfabética. Lia qualquer coisa que eu encontrasse e que fosse do meu interesse. Duas horas depois, já de saco cheio, pegava as coisas restantes na cama e atirava tudo de qualquer jeito pra dentro das gavetas. Quando eu acabava a única coisa que sentia era uma frustração filha da mãe. Ah, se eu fosse o Harry Potter para que, com um movimento de varinha, minhas coisas magicamente se arrumassem sozinhas. Bom, paciência... >.<

Já coisas que exigem menos tempo e dedicação, eu faço num piscar de olhos e ficam do jeitinho que eu quero. Coisas que eu estou altamente motivada a fazer, independente da dificuldade, também faço na velocidade do The Flash.

Bom, já li um livro que ensina as pessoas a serem organizadas, e lá dizia que devemos começar pequeno. Por exemplo: Se eu quero arrumar meu quarto, devo começar com uma gaveta.

Beleza, lá vou eu fazer o teste. ^_^

Decidi começar pela minha gaveta de meias. Peguei todas (grande parte furadas) e as joguei na cama. Separei por cor, por desenho, por tamanho e por grau de velhice. Quando terminei com a arrumação, fiquei observando minha GRANDE conquista e pensei: “Não acredito que perdi tempo dobrando meia”. ¬¬

Tá legal, eu fiquei um tiquinho orgulha da minha gaveta de meias. Mesmo progredindo, cheguei à conclusão de que não levo jeito pra organização, não tenho paciência com coisas que levam tempo. São poucos que nascem com esse dom, e com certeza não sou uma dessas pessoas. Isso vai muito além da minha vontade.

Arrumar meu quarto não é prioridade no momento.Não tenho tempo pra isso. Qual é o problema de ter um quarto um pouco bagunçado? E daí se é visualmente feio? E daí se eu levo 30 minutos a mais para encontrar alguma coisa? Eu sobrevivi, não? É...dá pra levar...eu acho...

Pensando bem, vou arrumar meu quarto nas férias...

Nenhum comentário: